Programação intensa de atividades culturais marca o último dia do 4º FALA São Chico
28 Junho 2025

Palco aberto dedicado a artistas locais, no Aterro da Babitonga, recebeu apresentações artísticas, musicais e folclóricas
O último dia do 4º Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, FALA São Chico 2025, foi marcado por muita dança, poesia, folclore, música e uma série de outras atividades culturais. Neste sábado (28), a programação do Festival – gratuita e aberta à comunidade – iniciou na parte da manhã. Foi montado um Palco Aberto para os artistas locais compartilharem sua arte com o público no Aterro da Babitonga, no Centro Histórico da cidade, junto à Feira Viver São Chico. Foram sete apresentações artísticas, musicais e folclóricas. Por fim, o “Show do Manéstrel da Ilha Valdir Agostinho” encerrou o Festival.
Todos os quatro dias de FALA São Chico contaram com apresentações musicais. Mas neste sábado, a programação cultural se intensificou. O Palco Aberto, que havia sido realizado na edição de 2023, voltou neste ano, funcionando como um espaço de expressão artística, e recebeu apresentações de boi de mamão, rap, entre outras performances. Os artistas que participaram se inscreveram previamente através de um formulário disponibilizado pela organização do Festival, que ficou responsável pela curadoria.
A professora Estefany Cristine abriu as atividades do Palco Aberto, com a apresentação Poesia Slam, declamando versos que refletem suas vivências e também narrativas de grupos silenciados. Logo depois, o Boi de Mamão da Água Branca entrou em cena no vão do Mercado Público, trazendo a tradição afro-brasileira enraizada na cultura de São Francisco do Sul. Para encerrar o período matutino o CRAS Santa Regina - Oficina de Danças Folclóricas trouxe o Carimbó e a Dança do Ventre para o Festival.
O período da tarde começou com a apresentação no Palco Aberto do Terno de Reis e Boi de Mamão pela Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Sambaqui, que é conhecido por seu resgate cultural e tradicional do carnaval, já de volta ao Palco Aberto. Em seguida, o Espaço Cultural Mar Ritmos Dança e Arte veio com o repertório da Cia de Dança Mar Ritmos. Depois o público foi embalado pelo rap de Jota Jão e Convidados (Toca Studios + Poetas no Mangue), com seu trabalho autoral feito na Ilha de São Francisco do Sul. O grupo Coco de Roda encerrou as apresentações do Palco Aberto com o Coco de Rosa, ritmo de dança do Brasil com influência africanas e indígenas, com muita cantoria, dança e percussão, exaltando a cultura popular.
A Feira Viver São Chico, com o tema, neste ano, Festa Junina, marcou as comemorações de São João. A Feira de Rua, com edições mensais, é organizada pela Fundação Cultural Ilha de São Francisco e trouxe artesanato local e comidas típicas. Ela ocorreu das 10h às 22h, juntamente com as atividades do Palco Aberto.
Para encerrar o Festival e o dia intenso de atividades culturais, após a exibição dos filmes do Projeto Rally Panvision - edição São Chico e a Cerimônia de Premiação, houve o “Show do Manéstral da Ilha Valdir Agostinho”. O multiartista, usando um figurino confeccionado com materiais recicláveis, trouxe em suas canções, que animaram o público, referências ao folclore da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis) ao ritmo de uma releitura caiçara do rock, reggae e música tradicional açoriana.
O FALA São Chico 2025 é produzido através da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais. Hotel Oficial Villa Real. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie, Plural Tec e Transforma. Apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul. Com apoio Ambiental e Full Port. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, JD Consultoria, Associação Cultural Panvision, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.