Último dia do 4º FALA São Chico premia filmes e celebra a cultura local
28 Junho 2025

Com a programação iniciando às 10h da manhã, o sábado no Centro Histórico de São Francisco do Sul terá Palco Aberto e sessão de cinema
O sábado no 4º Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2025 tem reservada uma programação especial para o público que estiver presente no Centro Histórico da cidade. Com atividades gratuitas em todos os turnos — manhã, tarde e noite — o último dia do FALA São Chico 2025 será marcado pela volta do Palco Aberto, sucesso na edição de 2023. Ainda haverá uma sessão de cinema inédita no período vespertino, para todos os públicos, e à noite a aguardada Cerimônia de Premiação.
A manhã inicia no Aterro da Babitonga, ao lado do Mercado Público. A partir das 10h, o Palco Aberto receberá uma série de apresentações de artistas locais. Como reflexo da diversidade cultural de São Francisco do Sul e região, as performances incluem música, dança, poesia, folclore e boi de mamão. Entre os artistas, está o CRAS Santa Regina, Bloco Carnavalesco Sambaqui, Jota Jao, Coco São Chico, entre outros. Simultaneamente, o espaço também recebe a Feira Junina Viver São Chico, celebrando as comemorações de São João.
Mais tarde, no Cine Teatro X de Novembro, às 15h inicia a sessão Comunicadoras Indígenas. Serão exibidos os filmes convidados Estamos Vivos e Atentos: Mutirão Payayá, de Edilene Payayá, Sarah Payayá e Alejandro Zywica (BA); Kaimanepá, de Helena Corezomaé (MT); e Os Sonhos Guiam, de Natália Tupi (SP). Completam a exibição os documentários Pupá, de Osani (RN); e Wadja, de Narriman Kauane (PE). Saiba mais sobre a sessão aqui.
A programação do sábado à noite traz a aguardada Cerimônia de Premiação, que anunciará os filmes vencedores das duas Mostras Competitivas do FALA São Chico 2025: Mostra Infantojuvenil e Mostra Curtas Catarinenses e Latinos. Público e realizadores irão conhecer os melhores filmes eleitos em cada categoria pelo Júri Popular e Júri Oficial. Antes da entrega dos troféus, o FALA exibe os documentários produzidos no Projeto Rally Panvision, que também concorrem a prêmios.
Com o fim da cerimônia, a 4ª edição do FALA São Chico encerra oficialmente no Aterro da Babitonga, com apresentação do artista Valdir Agostinho: Show do Manéstrel da Ilha.
Toda a programação aberta ao público terá acessibilidade para surdos e cegos com Janela de Libras em tela, legenda para surdos e ensurdecidos, intérprete de libras para as atividades ao vivo e audiodescrição disponível em app para os cegos.
O FALA São Chico 2025 é produzido através da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais. Hotel Oficial Villa Real. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie, Plural Tec e Transforma. Apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul. Com apoio Ambiental e Full Port. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, JD Consultoria, Associação Cultural Panvision, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.