Bairro do Paulas é o Protagonista da 4ª edição do FALA São Chico
20 Junho 2025

Neste ano, o Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul faz uma homenagem ao bairro e sua comunidade, reconhecendo sua importância na história e cultura da cidade
A Associação Cultural Panvision escolheu o Paulas para ser o “Bairro Protagonista” da 4ª edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul - FALA São Chico 2025. O tranquilo e acolhedor bairro, que abriga praias, construções históricas e tem a pesca como uma atividade importante, está localizado a cerca de três quilômetros do Centro Histórico de São Francisco do Sul, onde irão acontecer as sessões de cinema e as atividades culturais do Festival. A homenagem da Panvision, organizadora do festival, é uma forma de reconhecer a contribuição da região à cultura da cidade, celebrar sua história, além de convidar a comunidade para estar presente e participar ativamente do 4º FALA São Chico.
“Como sempre gostamos de trazer novidades ao Festival FALA São Chico, nesta 4ª edição nós temos a estreia do Bairro Protagonista. Escolhemos o Paulas, que fica próximo ao Centro Histórico, ao Cine Teatro para celebrar a cultura desse bairro que é um dos mais tradicionais da cidade e que possui forte ligação com o mar. Paulas além de possuir cenários belíssimos, este ano é também personagem principal do FALA São Chico”, explica a diretora artística e de comunicação da Associação Cultural Panvision, Alissa Azambuja.
Haverá uma programação especial envolvendo o Paulas, começando com a apresentação musical da Fanfarra da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto, que irá abrir o Festival, na quarta-feira (26), às 18h30, em frente ao Cine Teatro X de Novembro. O grupo composto por alunos entre 11 e 15 anos de idade, que costuma se apresentar anualmente no desfile de 7 de Setembro no Centro Histórico, conta com cerca de 40 integrantes e é coordenado pelo professor Pedro Paulo Piá. A Fanfarra, através dos sons de seus instrumentos musicais, irá representar o Bairro Protagonista, recepcionando o público no primeiro dia do 4º FALA São Chico. O número antecede a Cerimônia de Abertura do 4º FALA São Chico e a primeira Sessão de Cinema.
No segundo e terceiro dias da programação, quinta-feira (26) e sexta-feira (27), o Festival irá receber cerca de 450 estudantes das 19 turmas da E.E.B Eng Annes Gualberto na Mostra Infantojuvenil. Os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental do colégio irão marcar presença no Cine Teatro X de Novembro para assistirem a exibição de cinco documentários latino-americanos, com classificação indicativa livre. As quatro sessões, inteiramente gratuitas, serão realizadas no período matutino e vespertino e serão divididas para o público do Fundamental 1 e 2, cada qual de acordo com a faixa etária dos estudantes. As crianças e adolescentes poderão votar no seu filme favorito, que irá levar o Troféu Panvision de Melhor Filme pelo Júri Popular.
A programação aberta ao público será adaptada para neurodivergentes e é acessível, contando com os recursos: Janela de Libras em tela, legenda para surdos e ensurdecidos, intérprete de libras para as atividades ao vivo e audiodescrição disponível em app para cegos ou pessoas com baixa visão.
A 4ª edição do FALA São Chico será realizada de 25 a 28 de junho, no Centro Histórico de São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. A programação completa pode ser consultada no site falasaochico.com.br.
O FALA São Chico 2025 é produzido através da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais. Hotel Oficial Villa Real. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie, Plural Tec e Transforma. Apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul. Com apoio Ambiental e Full Port. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.